Sobre o Evento

O Enletrarte, Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes, chega a sua oitava edição com o objetivo de reunir profissionais interessados nas discussões que envolvem as áreas de Letras e Artes em suas variadas manifestações. Construído a partir da pluralidade das culturas indígena, europeia e africana, o Brasil é uma das nações mais heterogêneas do planeta. A edição de 2023, cujo título é 'Verso, anverso, reverso: cifras e códigos sob a pele da linguagem ", propõe reflexões sobre como as culturas que compõem a nação brasileira se expressam por signos verbais, sonoros, visuais tecendo uma identidade multifacetada. Oficinas, minicursos, palestras e apresentações artísticas serão os meios pelos quais o evento objetiva promover mais do que um encontro: um espaço de debate e fomento para a construção de um país verdadeiramente plural.



Realizar inscrição


Submissão de Trabalhos

A Comissão Organizadora do VIII Enletrarte tem a satisfação de anunciar a abertura para recebimentos de propostas de comunicação oral em uma de suas linhas temáticas. O evento será realizado de forma presencial no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro (IFF), no período de 15 a 17 de agosto de 2023.

As/os interessadas/os em apresentar trabalhos – comunicações orais – devem escolher a linha temática (anexo II) que melhor se adequa à sua pesquisa e acessar o formulário de inscrição, disponível em https://eventos.iff.edu.br/enletrarte2023, preenchendo-o com os dados solicitados, conforme as normas dispostas nesta chamada, de acordo com o cronograma disponibilizado no anexo I.

ENVIO DA VERSÃO FINAL DOS TRABALHOS SUBMETIDOS E APRESENTADOS NO EVENTO:

1 - Modelo para versão final dos trabalhos do ENLETRARTE: LINK.

2 - O trabalho final deve ser enviado para o email enletrarte@iff.edu.br até o dia 25/09/2023  08/10/2023 (nova data)

 

TRABALHOS APROVADOS

ÁREA - ARTES

ARTE CULTURA E DIVERSIDADE – SESSÃO 1 -

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 206G

JOGOS PARA ENCURTAR DISTÂNCIAS: A vivência da artista-facilitadora com o ensino de teatro em comunidades remotas
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NO ENSINO DE TEATRO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O Contexto Socioassistencial
ARTE E CIÊNCIA NA ESCOLA: Uma abordagem transdisciplinar no ensino de ciências naturais
RELAÇÕES ENTRE O TEATRO DO OPRIMIDO E O TEATRO DAS OPRIMIDAS
TEATRO DO OPRIMIDO E COMUNIDADES: Construindo Acessibilidade e Desconstruindo o Capacitismo através do Ensino de Teatro
 

ARTE CULTURA E DIVERSIDADE 2 ­– SESSÃO 2 -

DIA: 17-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 203G

RAP: ARTE E LINGUAGEM DAS PERIFERIAS COMO OBJETO DE ESTUDOS LITERÁRIOS NA SALA DE AULA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
COLETIVO ARTÍSTICO SARAVÁ GIRA O MUNDO Sete anos do Núcleo de Estudos sobre performances, relações étnico-raciais e formação docente em Teatro
A FORMAÇÃO COMO PRÁTICA DE PESQUISA E A PESQUISA COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO: “ensinaraprenderensinar Artes Cênicas em encruzilhada.”
MENSAGEIROS: Um olhar para o deslocamento performativo na performance Oxibatá
 

PROCESSO DE CRIAÇÃO NO ENSINO DE ARTE – SESSÃO 1 -

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 207G

AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO CAMINHOS PARA A VIVÊNCIA SENSÍVEL E ESTÉTICA NA ESCOLA A metodologia do projeto Navegando na Poesia
A MEDIAÇÃO DE ESPETÁCULOS COMO PRÁTICA ESTÉTICO-PEDAGÓGICA Experimento Frequência 20.20 e os possíveis desdobramentos da mediação de espetáculos como prática estético-pedagógica em Campos
ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO POR FOTOS FEITAS PELO CELULAR ATRAVÉS DO COMPONENTE CURRICULAR ELETIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO
VÍDEOS DE MÚSICAS EM LIBRAS: os surdos têm esse direto.
 

PROCESSO DE CRIAÇÃO NO ENSINO DE ARTE – SESSÃO 2 -

DIA: 17-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 204G

MAHAGONNY: um olhar sobre o mundo das cidades e seus habitantes
ACERVO DE VISUALIDADES DA CENA: uma ferramenta para construção cênica
ESTRELA GUIA: a Luz como indutor de jogo
A ANGÚSTIA CÍCLICA: uma perspectiva dialógica entre “Esperando Godot” e “O que faz a roda girar”
EXPLORANDO O TEATRO DE FORMAS ANIMADAS: Uma Oficina de Máscaras como Intervenção Pedagógica
 

ARTE FORMAÇÃO E CURRÍCULO – SESSÃO 1 -

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 20h30min a 21h30min - sala 403G

ESPAÇO ESCOLAR E O ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA Experiências em sala de aula através do programa Residência Pedagógica
TEATRO FÍSICO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR- PESQUISADOR-ARTISTA
MAPEAMENTO DO ENSINO DA ARTE EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ

ARTE FORMAÇÃO E CURRÍCULO – SESSÃO 2 -

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 20h30min a 21h30min - sala 404G

MAPEAMENTO DO ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL-II NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ
ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE NO ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE LETRAS E ARTES - ENLETRARTE
UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO TEATRO E DAS ARTES COMO CONHECIMENTO ESPECÍFICO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLAR
ÁREA - LETRAS

LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 1 -

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 8h a 10h - sala 302G

CRÔNICA, FUTEBOL E MEMÓRIA: O Campeonato Campista sob o olhar de Péris Ribeiro no jornal “A Notícia”
ESTOU INDO PINTAR A REVOLUÇÃO – IMPRESSÕES DECOLONIAIS DE UMA (RE)ESCRITA DA ORIGEM
AS METÁFORAS DO ESPELHO DE NIKETCHE EM SALA DE AULA
PARAÍBA DE MIM: Uma leitura ecocrítica da obra de Lúcia Miners
LEITURAS DO ANTROPOCENO EM NARRATIVAS POPULARES: Uma análise da lenda do Curupira

LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 2 -

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 201G

QUEM TEM MEDO DE CASSANDRA RIOS? CENSURA, RESISTÊNCIA E MEMÓRIA
A “HISTÓRIA” POR TRÁS DA HISTÓRIA: “Olha para o céu, Frederico!” – José Cândido de Carvalho
RELAÇÕES CIRCULARES: Uma reflexão contemporânea acerca das personagens femininas no romance Ciranda de pedra
ATIVISMO POLÍTICO NA “QUARENTENA POÉTICA” DO SLAM DAS MINAS DO RIO DE JANEIRO
 

LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 3 -

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 20h30min a 21h30min - sala 307G

PERTENCIMENTO, DESENRAIZAMENTO E MEMÓRIA: CHAVES DRUMMONDIANAS PARA A COMPREENSÃO DO TEMPO PRESENTE
A CIDADE SITIADA DE CLARICE LISPECTOR NO ROMANCE E NAS CARTAS
A REPRESENTATIVIDADE GEOGRÁFICA, SIMBÓLICA E MEMORIALÍSTICA DAS CRÔNICAS DE WALDIR PINTO DE CARVALHO
TRAVESSIAS E DERIVAS NOS VERSOS DE ANA MARTINS MARQUES E ADRIANA LISBOA

LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 4 -

DIA: 17-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - 201G

A INVISIBILIDADE DE CAROLINA MARIA DE JESUS COMO ESCRITORA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: uma discussão sobre cânone literário à luz da história da crítica literária tradicional
O PEQUENO PRÍNCIPE, DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY, E O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO, DE RODRIGO FRANÇA: estudo de suas semiosferas à luz da Semiótica da Cultura
AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
LIMA BARRETO, A CRÍTICA SOCIAL ANTIRRACISTA DO SÉCULO XIX E SEUS ECOS NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE ENTRE “CLARA DOS ANJOS” E “FRONT
(DES)VELANDO HEROÍNAS NEGRAS SOB A ÓTICA DO FEMINISMO NEGRO
 

LÍNGUAS ADICIONAIS: ENSINO E SUAS LITERATURAS

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 204G

CONVERSANDO COM OS SURDOS: Faça Fácil Libras
A IMPORTÂNCIA DA DIFUSÃO DA LIBRAS ENQUANTO LÍNGUA ADICIONAL PARA OUVINTE E PROPOSTA INCLUSIVA
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: a contribuição do Teletandem
CHOCOLATANGO: UMA EXPERIÊNCIA LINGUÍSTICO-CULTURAL NOS RITMOS E SABORES DE LOS HERMANOS
 

LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 1-

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: 8h a 10h - sala 303G

PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL CONTRA OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: um estudo de algumas manifestações discursivas à luz da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD)
O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO POLÍTICO NAS REDES SOCIAIS: Uma análise de perfis do Instagram
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE HUMANA: Uma análise sociolinguística
O DIREITO À EDUCAÇÃO NA PANDEMIA EM PRONUNCIAMENTOS DO EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL: anacronismos e silêncios
 

LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 2-

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 202G

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA POR MEIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO MEME
SOCIOLINGUÍSTICA NA APRENDIZAGEM: INFLUÊNCIAS EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE INTERAÇÃO NO MEIO ESCOLAR E APTIDÃO COM A TECNOLOGIA
A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO SEGUNDO A TEORIA DE REUVEN FEUERSTEIN NA APRENDIZAGEM DE INDIVÍDUOS COM PRIVAÇÃO CULTURAL
PROGRAMAS DOMINICAIS NA TV ABERTA: Descartabilidade e obsolescência em tempos de Neoliberalismo
O SUJEITO, A REALIDADE E O DISCURSO: narrativas de vida em depoimentos de cafeicultores do Alto Noroeste Fluminense
 

LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 3 -

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 20h30min a 21h30min - sala 311G

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A REPRESENTAÇÃO DE TEMAS DE ARQUITETURA E URBANISMO: PESQUISA BIBLIOMÉTRICA NA BASE SCOPUS DESDE A DÉCADA DE 1960
UM ESTUDO DA CANÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PROCESSOS E TIPOS DE NEOLOGISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA
 

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS -

SESSÃO 1- DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: 8h a 10h - sala 307G

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA CONTEXTUALIZADO PARA A FORMAÇÃO HUMANA
OS RECURSOS PERSUASIVOS PRESENTES NO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA DE CIGARRO
TRADUÇÃO DE GÊNERO ESCRITO PARA HÍBRIDO: um processo semiótico para compreensão e produção textual
O CORDEL COMO INCENTIVO À LEITURA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DO LIVRO O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL
FORMAÇÃO DE LEITORES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: reflexões à luz das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa
 

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - SESSÃO 2-

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: 16h a 18h - sala 203G

UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PRONOMES RELATIVOS NAS GRAMÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUÇÃO TEXTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: Uma proposta para o ensino de leitura e escrita
ANÁFORAS ENCAPSULADORAS: UMA ANÁLISE EM REDAÇÕES DO ENEM
PORTUGUÊS PARA SURDOS: é possível desvendar esta língua.
TRANSFORMANDO A LEITURA POR MEIO DOS SUBSTANTIVOS: Uma análise do conto “Meu tio”, de Chico Buarque, sob a perspectiva do discurso figurativo
 

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS – SESSÃO 3 -

DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: 20h30min a 21h30min - sala 309G

CRIATIVIDADE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: da criatividade geral à criatividade linguística
O PROCESSO DE DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA COMO RECURSO EXPRESSIVO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS
SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: Uma proposta didática para um ensino de português sem preconceitos em sala de aula
 

ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS – SESSÃO 4 -

DIA: 17-08-23 / HORÁRIO: 16h a 18h - sala 202G

ANÁLISE DO DISCURSO E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
FORMAÇÃO DO LEITOR NA ERA DIGITAL A PARTIR DA ANÁLISE DA OBRA JUVENIL “ENFRENTANDO O MUNDO”
AS TIPOGRAFIAS NO BRASIL OITOCENTISTA: A importância de Francisco de Paula Brito nesse cenário
CONCEIÇÃO EVARISTO E RUBEM FONSECA: a prática pedagógica da análise discursiva no texto literário
LITERATURA MARGINAL, DIALOGICIDADE E PODCAST: Uma proposta para o ensino de literatura
 



Programação



08:30
Análise do discurso em textos literários Minicurso
Sarita Costa Erthal
Dostoiévski no carnaval Minicurso
Ekaterina Volkova
Poesia Escrita e Poesia Falada: Entre ler e declamar as imagens das palavras Minicurso
Raquel Fernandes (IFF campus Campos Centro)
Alencar e as supostas cartas a favor da escravidão Minicurso
Felipe Vigneron (IFF campus Campos Centro)
Preto no Preto Minicurso
Cachalote Matos
Psicanálise pelos cantos, digo, contos de Clarice Lispector Minicurso
Thiago Eugênio Loredo Betta (IFF campus Campos Centro)
09:00
Alteridade e Empatia X Exotismo: um olhar crítico sobre a prática do Turismo nas Áreas Indígenas dos Povos do " Circum Roraima", da Tríplice Fronteira Brasil, Venezuela e República Cooperativista da Guiana Oficina
Irmânio Sarmento de Magalhães
A construção do corpo na commedia dell arte Oficina
Carolina Moura
O Jogo como construção de cena Oficina
Carolina Gomes (IFF campus Cambuci)
Integração do Ensino de Línguas Adicionais com as Tecnologias Digitais e a Realidade Virtual Oficina
Larissa Cristina Cruz Brum
A primavera e as cerejeiras: Oficina de criação poética Oficina
Daniel Gil (UFRJ)
13:00
Reeducar o olhar, refazer a lição: novas narrativas para tecer o figurino do corpo negro Minicurso
Carla Costa
O Relacional Intergeracional Minicurso
Marcelo Asth
Dos pés ao Coco Minicurso
Tatiana Oliveira
TEATRO E ESPAÇO PÚBLICO URBANO: experiências relacionais de atuação a partir da carga semântica presente em espaços da cidade enquanto propositores de um processo sensível e autoral de criação e preparação para teatro de rua. Minicurso
Takna Formaggini
Leitura, leitor e livro no Brasil: quais são os seus retratos? Minicurso
Cyntia dos Santos Jorge
Mulheres Negras na Literatura Brasileira: o ensino de literatura na construção de uma educação antirracista Minicurso
Nágila Oliveira dos Santos
Aspectos culturais e literários no ensino de PLAc Minicurso
Luiz Herculano
Expressividade e humor: o que pode a morfologia Minicurso
Denise Salim Santos
Desobedecer para contracolonializar: Estéticas negras e as potências insubmissas Minicurso
Fabiana de Pinho
17:30
Espetáculos de abertura: Gambiarra - Só brincando e IALODÊS
Grupo de espetáculo de alunos da UNIRIO
18:30
Conferência de abertura: As artes da cena como articuladoras de uma formação ética e estética de si com educadores(as) de todas as áreas Palestra
Taís Ferreira
08:00
LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
10:30
Movimento Plurinacional WayraKuna: polinizando a vida e semeando o bem-viver Mesa Redonda
Megue Tupinambá
14:30
Carimbó: cultura e raízes Oficina
Megue Tupinambá
16:00
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
ARTE CULTURA E DIVERSIDADE Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
LÍNGUAS ADICIONAIS: ENSINO E SUAS LITERATURAS Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
PROCESSO DE CRIAÇÃO NO ENSINO DE ARTE Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
ARTE CULTURA E DIVERSIDADE Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
18:30
Reflexões sobre o ato de ler: abordagens e perspectivas possíveis Mesa Redonda
Denise Salim Santos e Maria Teresa Gonçalves Pereira - UERJ
20:30
ARTE FORMAÇÃO E CURRÍCULO Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
ARTE FORMAÇÃO E CURRÍCULO Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA Sessão de comunicação
Mediador a confirmar
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS Sessão de comunicação
Mediador a confirmar


Organização

Organizado por Comissão do Evento ENLETRARTE - Encontro Nacional de Professores de Letras e Artes



Entrar em contato














Cancelar