Sobre o Evento
Submissão de Trabalhos
A Comissão Organizadora do VIII Enletrarte tem a satisfação de anunciar a abertura para recebimentos de propostas de comunicação oral em uma de suas linhas temáticas. O evento será realizado de forma presencial no Instituto Federal Fluminense campus Campos Centro (IFF), no período de 15 a 17 de agosto de 2023.
As/os interessadas/os em apresentar trabalhos – comunicações orais – devem escolher a linha temática (anexo II) que melhor se adequa à sua pesquisa e acessar o formulário de inscrição, disponível em https://eventos.iff.edu.br/enletrarte2023, preenchendo-o com os dados solicitados, conforme as normas dispostas nesta chamada, de acordo com o cronograma disponibilizado no anexo I.
ENVIO DA VERSÃO FINAL DOS TRABALHOS SUBMETIDOS E APRESENTADOS NO EVENTO:
1 - Modelo para versão final dos trabalhos do ENLETRARTE: LINK.
2 - O trabalho final deve ser enviado para o email enletrarte@iff.edu.br até o dia 25/09/2023 08/10/2023 (nova data)
TRABALHOS APROVADOS
ÁREA - ARTES |
ARTE CULTURA E DIVERSIDADE – SESSÃO 1 - DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 206G |
JOGOS PARA ENCURTAR DISTÂNCIAS: A vivência da artista-facilitadora com o ensino de teatro em comunidades remotas |
NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NO ENSINO DE TEATRO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: O Contexto Socioassistencial |
ARTE E CIÊNCIA NA ESCOLA: Uma abordagem transdisciplinar no ensino de ciências naturais |
RELAÇÕES ENTRE O TEATRO DO OPRIMIDO E O TEATRO DAS OPRIMIDAS |
TEATRO DO OPRIMIDO E COMUNIDADES: Construindo Acessibilidade e Desconstruindo o Capacitismo através do Ensino de Teatro |
ARTE CULTURA E DIVERSIDADE 2 – SESSÃO 2 - DIA: 17-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 203G |
RAP: ARTE E LINGUAGEM DAS PERIFERIAS COMO OBJETO DE ESTUDOS LITERÁRIOS NA SALA DE AULA DAS ESCOLAS PÚBLICAS |
COLETIVO ARTÍSTICO SARAVÁ GIRA O MUNDO Sete anos do Núcleo de Estudos sobre performances, relações étnico-raciais e formação docente em Teatro |
A FORMAÇÃO COMO PRÁTICA DE PESQUISA E A PESQUISA COMO PRÁTICA DE FORMAÇÃO: “ensinaraprenderensinar Artes Cênicas em encruzilhada.” |
MENSAGEIROS: Um olhar para o deslocamento performativo na performance Oxibatá |
PROCESSO DE CRIAÇÃO NO ENSINO DE ARTE – SESSÃO 1 - DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 207G |
AS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO CAMINHOS PARA A VIVÊNCIA SENSÍVEL E ESTÉTICA NA ESCOLA A metodologia do projeto Navegando na Poesia |
A MEDIAÇÃO DE ESPETÁCULOS COMO PRÁTICA ESTÉTICO-PEDAGÓGICA Experimento Frequência 20.20 e os possíveis desdobramentos da mediação de espetáculos como prática estético-pedagógica em Campos |
ESTIMULANDO A CRIATIVIDADE E EXPRESSÃO POR FOTOS FEITAS PELO CELULAR ATRAVÉS DO COMPONENTE CURRICULAR ELETIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO |
VÍDEOS DE MÚSICAS EM LIBRAS: os surdos têm esse direto. |
PROCESSO DE CRIAÇÃO NO ENSINO DE ARTE – SESSÃO 2 - DIA: 17-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 204G |
MAHAGONNY: um olhar sobre o mundo das cidades e seus habitantes |
ACERVO DE VISUALIDADES DA CENA: uma ferramenta para construção cênica |
ESTRELA GUIA: a Luz como indutor de jogo |
A ANGÚSTIA CÍCLICA: uma perspectiva dialógica entre “Esperando Godot” e “O que faz a roda girar” |
EXPLORANDO O TEATRO DE FORMAS ANIMADAS: Uma Oficina de Máscaras como Intervenção Pedagógica |
ARTE FORMAÇÃO E CURRÍCULO – SESSÃO 1 - DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 20h30min a 21h30min - sala 403G |
ESPAÇO ESCOLAR E O ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA Experiências em sala de aula através do programa Residência Pedagógica |
TEATRO FÍSICO NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR- PESQUISADOR-ARTISTA |
MAPEAMENTO DO ENSINO DA ARTE EM ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
ARTE FORMAÇÃO E CURRÍCULO – SESSÃO 2 - DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 20h30min a 21h30min - sala 404G |
MAPEAMENTO DO ENSINO DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL-II NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ |
ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE ARTE NO ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE LETRAS E ARTES - ENLETRARTE |
UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO TEATRO E DAS ARTES COMO CONHECIMENTO ESPECÍFICO NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLAR |
ÁREA - LETRAS |
LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 1 - DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 8h a 10h - sala 302G |
CRÔNICA, FUTEBOL E MEMÓRIA: O Campeonato Campista sob o olhar de Péris Ribeiro no jornal “A Notícia” |
ESTOU INDO PINTAR A REVOLUÇÃO – IMPRESSÕES DECOLONIAIS DE UMA (RE)ESCRITA DA ORIGEM |
AS METÁFORAS DO ESPELHO DE NIKETCHE EM SALA DE AULA |
PARAÍBA DE MIM: Uma leitura ecocrítica da obra de Lúcia Miners |
LEITURAS DO ANTROPOCENO EM NARRATIVAS POPULARES: Uma análise da lenda do Curupira |
LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 2 - DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 201G |
QUEM TEM MEDO DE CASSANDRA RIOS? CENSURA, RESISTÊNCIA E MEMÓRIA |
A “HISTÓRIA” POR TRÁS DA HISTÓRIA: “Olha para o céu, Frederico!” – José Cândido de Carvalho |
RELAÇÕES CIRCULARES: Uma reflexão contemporânea acerca das personagens femininas no romance Ciranda de pedra |
ATIVISMO POLÍTICO NA “QUARENTENA POÉTICA” DO SLAM DAS MINAS DO RIO DE JANEIRO |
LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 3 - DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 20h30min a 21h30min - sala 307G |
PERTENCIMENTO, DESENRAIZAMENTO E MEMÓRIA: CHAVES DRUMMONDIANAS PARA A COMPREENSÃO DO TEMPO PRESENTE |
A CIDADE SITIADA DE CLARICE LISPECTOR NO ROMANCE E NAS CARTAS |
A REPRESENTATIVIDADE GEOGRÁFICA, SIMBÓLICA E MEMORIALÍSTICA DAS CRÔNICAS DE WALDIR PINTO DE CARVALHO |
TRAVESSIAS E DERIVAS NOS VERSOS DE ANA MARTINS MARQUES E ADRIANA LISBOA |
LITERATURA, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 4 - DIA: 17-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - 201G |
A INVISIBILIDADE DE CAROLINA MARIA DE JESUS COMO ESCRITORA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX: uma discussão sobre cânone literário à luz da história da crítica literária tradicional |
O PEQUENO PRÍNCIPE, DE ANTOINE DE SAINT-EXUPÉRY, E O PEQUENO PRÍNCIPE PRETO, DE RODRIGO FRANÇA: estudo de suas semiosferas à luz da Semiótica da Cultura |
AS RELAÇÕES ENTRE ESTADO E SOCIEDADE: A ATUAÇÃO DO MOVIMENTO NEGRO NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR |
LIMA BARRETO, A CRÍTICA SOCIAL ANTIRRACISTA DO SÉCULO XIX E SEUS ECOS NO SÉCULO XXI: UMA ANÁLISE ENTRE “CLARA DOS ANJOS” E “FRONT |
(DES)VELANDO HEROÍNAS NEGRAS SOB A ÓTICA DO FEMINISMO NEGRO |
LÍNGUAS ADICIONAIS: ENSINO E SUAS LITERATURAS DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 204G |
CONVERSANDO COM OS SURDOS: Faça Fácil Libras |
A IMPORTÂNCIA DA DIFUSÃO DA LIBRAS ENQUANTO LÍNGUA ADICIONAL PARA OUVINTE E PROPOSTA INCLUSIVA |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS: a contribuição do Teletandem |
CHOCOLATANGO: UMA EXPERIÊNCIA LINGUÍSTICO-CULTURAL NOS RITMOS E SABORES DE LOS HERMANOS |
LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 1- DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: 8h a 10h - sala 303G |
PRECONCEITO ÉTNICO-RACIAL CONTRA OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL: um estudo de algumas manifestações discursivas à luz da Análise do Discurso de Linha Francesa (AD) |
O DISCURSO RELIGIOSO E O DISCURSO POLÍTICO NAS REDES SOCIAIS: Uma análise de perfis do Instagram |
A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE HUMANA: Uma análise sociolinguística |
O DIREITO À EDUCAÇÃO NA PANDEMIA EM PRONUNCIAMENTOS DO EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO DO BRASIL: anacronismos e silêncios |
LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 2- DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 16h a 18h - sala 202G |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA POR MEIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO MEME |
SOCIOLINGUÍSTICA NA APRENDIZAGEM: INFLUÊNCIAS EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE INTERAÇÃO NO MEIO ESCOLAR E APTIDÃO COM A TECNOLOGIA |
A INFLUÊNCIA DA MEDIAÇÃO SEGUNDO A TEORIA DE REUVEN FEUERSTEIN NA APRENDIZAGEM DE INDIVÍDUOS COM PRIVAÇÃO CULTURAL |
PROGRAMAS DOMINICAIS NA TV ABERTA: Descartabilidade e obsolescência em tempos de Neoliberalismo |
O SUJEITO, A REALIDADE E O DISCURSO: narrativas de vida em depoimentos de cafeicultores do Alto Noroeste Fluminense |
LINGUAGEM, CULTURA E MEMÓRIA – SESSÃO 3 - DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: de 20h30min a 21h30min - sala 311G |
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E A REPRESENTAÇÃO DE TEMAS DE ARQUITETURA E URBANISMO: PESQUISA BIBLIOMÉTRICA NA BASE SCOPUS DESDE A DÉCADA DE 1960 |
UM ESTUDO DA CANÇÃO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
PROCESSOS E TIPOS DE NEOLOGISMOS NA LÍNGUA PORTUGUESA |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - SESSÃO 1- DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: 8h a 10h - sala 307G |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA CONTEXTUALIZADO PARA A FORMAÇÃO HUMANA |
OS RECURSOS PERSUASIVOS PRESENTES NO GÊNERO TEXTUAL PROPAGANDA DE CIGARRO |
TRADUÇÃO DE GÊNERO ESCRITO PARA HÍBRIDO: um processo semiótico para compreensão e produção textual |
O CORDEL COMO INCENTIVO À LEITURA: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA DO LIVRO O PEQUENO PRÍNCIPE EM CORDEL |
FORMAÇÃO DE LEITORES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: reflexões à luz das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS - SESSÃO 2- DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: 16h a 18h - sala 203G |
UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PRONOMES RELATIVOS NAS GRAMÁTICAS DE LÍNGUA PORTUGUESA |
PRODUÇÃO TEXTUAL E INTELIGÊNCIA ARTIFICAL: Uma proposta para o ensino de leitura e escrita |
ANÁFORAS ENCAPSULADORAS: UMA ANÁLISE EM REDAÇÕES DO ENEM |
PORTUGUÊS PARA SURDOS: é possível desvendar esta língua. |
TRANSFORMANDO A LEITURA POR MEIO DOS SUBSTANTIVOS: Uma análise do conto “Meu tio”, de Chico Buarque, sob a perspectiva do discurso figurativo |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS – SESSÃO 3 - DIA: 16-08-23 / HORÁRIO: 20h30min a 21h30min - sala 309G |
CRIATIVIDADE NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA: da criatividade geral à criatividade linguística |
O PROCESSO DE DERIVAÇÃO IMPRÓPRIA COMO RECURSO EXPRESSIVO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS |
SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: Uma proposta didática para um ensino de português sem preconceitos em sala de aula |
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E SUAS LITERATURAS – SESSÃO 4 - DIA: 17-08-23 / HORÁRIO: 16h a 18h - sala 202G |
ANÁLISE DO DISCURSO E A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO |
FORMAÇÃO DO LEITOR NA ERA DIGITAL A PARTIR DA ANÁLISE DA OBRA JUVENIL “ENFRENTANDO O MUNDO” |
AS TIPOGRAFIAS NO BRASIL OITOCENTISTA: A importância de Francisco de Paula Brito nesse cenário |
CONCEIÇÃO EVARISTO E RUBEM FONSECA: a prática pedagógica da análise discursiva no texto literário |
LITERATURA MARGINAL, DIALOGICIDADE E PODCAST: Uma proposta para o ensino de literatura |
Programação
Organização