Sobre o Evento

O Congresso de Divulgação Científica, Cultural e Tecnológica do IFF Pádua (SACAIFF) é um evento de periodicidade anual, organizado pelo Campus Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense. É fruto do caminho trilhado de 2017 a 2021 pela Semana de Divulgação Científica e Cultural do campus, da qual herda a sigla. Pretende dar visibilidade às ações e aos agentes que contribuem para a produção e difusão do conhecimento na região Noroeste Fluminense, bem como refletir sobre a importância da Ciência, Cultura e Tecnologia no desenvolvimento local a partir de uma perspectiva ampliada de desenvolvimento que leve em conta a transformação social e o bem-estar dos cidadãos. Conta com a participação de alunos e trabalhadores da educação básica e superior, egressos, artistas, grupos culturais e representantes dos diversos setores da comunidade.

A edição 2023 do SACAIFF, a segunda como Congresso, será realizada nos dias 20 a 22 de setembro de 2023 e terá como tema Educação Profissional e Tecnológica e as invenções brasileiras.

Acesse as informações detalhadas da edição:

Sobre o Evento Inscrição Submissão de Trabalhos Apoiadores
Programação Anais do Congresso Convidados Organização

 



Programação



12:00
Credenciamento Credenciamento
14:00
Automação de Tarefas com Python Minicurso (presencial)
Oberdan Miguel Rodrigues de Souza
Combo «Desenvolvendo Apps em minutos» & «Um chat GPT para chamar de seu» Minicurso (presencial)
Landerson Gomes dos Santos
De leitor a redator: a redação do ENEM Minicurso (presencial)
Vagner Leite Rangel
Cine Debate: Inovações Brasileiras Roda de Conversa (presencial)
Marcelo Pimentel Teixeira; Elton John da Silva Santiago
Paris, je t'aime: francês para viagem Oficina (presencial)
Genival Teixeira Vasconcelos Filho
Os apagamentos históricos no Brasil - A história não oficial! Minicurso (presencial)
José Fernando Rodrigues de Souza; Gabriel Yuri Ferreira Liziario; Gabriel Cabral da Silva
17:00
Coffee Break Intervalo
18:30
Abertura Oficial e Apresentação do Coral da Licenciatura em Música do IFF Guarus Solenidade (presencial)
Abertura Oficial e Apresentação do Coral da Licenciatura em Música do IFF Guarus Solenidade (transmitida)
18:50
Coffee Break Intervalo
19:15
Desafios da Constituição de uma Educação para o Convívio e o Diálogo na Era Digital Palestra (presencial)
Jefferson Manhães de Azevedo
Desafios da Constituição de uma Educação para o Convívio e o Diálogo na Era Digital Palestra (transmitida)
Jefferson Manhães de Azevedo
20:00
Conversa com Egressos: a influência do IFF na sua trajetória e experiências Mesa-Redonda (presencial)
Conversa com Egressos: a influência do IFF na sua trajetória e experiências Mesa-Redonda (transmitida)


Inscrição

CADASTRO NO PORTAL

Para inscrever-se no evento, é necessário ter uma conta cadastrada no Portal de Eventos do IFF.

Atenção! A conta é gratuita, pessoal e intransferível e ela é única para todos os eventos cadastrados no Portal.

Atenção! É muito importante que seu nome esteja correto, completo (sem omitir qualquer nome ou sobrenome) e sem abreviaturas. Pois os certificados serão emitidos exatamente conforme informado no ato da inscrição no Portal de Eventos.

Atenção! É muito importante que seu e-mail esteja correto. Pois os certificados serão encaminhados para o e-mail informado no ato da inscrição no Portal de Eventos. Também serão encaminhados para o e-mail cadastrado os dados para acesso à(s) atividade(s) na(s) qual(is) se inscrever.

a) Para criar uma conta (caso não tenha), clique aqui.

b) Para fazer login na sua conta, clique aqui.

c) Para editar seus dados, faça login na sua conta e clique sobre o seu nome na parte superior direita do Portal de Eventos do IFF. Não se esqueça de clicar em Salvar.

Atenção! Como o Portal de Eventos abriga todos os eventos do IFF, independentemente da unidade (campus) que organize o evento, e o cadastro é unificado para todo o portal; a organização local do evento não consegue resolver os problemas relacionados ao cadastro. No campus, só conseguimos resolver as questões relacionadas ao evento. Por exemplo, se o(a) participante cadastra um e-mail incorreto e não consegue confirmar a conta (passo necessário para prosseguir na inscrição), é necessário solicitar ao setor de Tecnologia da Informação (TI) da Reitoria que corrija os dados (e esse processo nem sempre é rápido).

 

2 INSCRIÇÃO NO EVENTO

Depois de efetuado o login na sua conta no Portal de Eventos do IFF, faça a sua inscrição no evento.

a) Para inscrever-se no evento, clique no botão Realizar Inscrição no final desta seção ou aqui.

 

3 INSCRIÇÃO NA(S) ATIVIDADE(S) DO EVENTO

Depois de realizar a inscrição no evento, inscreva-se na(s) atividade(s) de seu interesse.

Atenção! O sistema não permitirá que você se inscreva em atividades simultâneas.

Atenção! Apenas os devidamente inscritos na(s) atividade(s), após credenciamento (comprovação de participação na atividade), receberão certificado.

Atenção! As vagas para algumas atividades são limitadas. Não se inscreva se não tiver real intenção de participar.

Atenção! As atividades que serão realizadas na modalidade presencial com transmissão para participação remota terão duas listas de inscrição. Isso se faz necessário para que as participações remotas sejam certificadas sem que se perca o controle do limite da capacidade de ocupação presencial dos nossos espaços. Fique atento para se inscrever na atividade e modalidade que desejar.

a) Para se inscrever em uma atividade, vá ao quadro da seção Programação e clique em + Participar na frente da atividade de seu interesse.

 

4 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • Algumas atividades serão transmitidas pelo canal oficial do IFF no YouTube (IFF Tube).
    Aproveite! Inscreva-se gratuitamente no canal e ative as notificações (clicando no sininho) para acompanhar as atividades que serão transmitidas pela plataforma.
  • Algumas atividades não serão certificadas, mas contribuem igualmente para os objetivos e a grandeza do evento. Para elas, não se requer sequer inscrição (exceto para o controle do uso de espaço). Compartilhe e participe!

 

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Realizar inscrição


Anais

Os anais do Congresso de Divulgação Científica, Cultural e Tecnológica do IFF Pádua (SACAIFF) estão disponíveis no Portal de Anais de Eventos do IFF, a partir da edição de 2022.

A edição deste ano (2023) marca duas grandes mudanças:

• A consolidação do evento como congresso; e

• A publicação sistemática de trabalhos em site padronizado de anais, tornado possível requerer ISSN, aplicável retroativamente também à edição de 2022.

Visite a página do evento no portal de anais de eventos: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/index.

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Submissão de trabalhos

O SACAIFF 2023 tem por objetivo criar um espaço de divulgação e troca acadêmico-científica entre estudantes, professores, profissionais e pesquisadores que desenvolvam pesquisas em áreas comuns, estabelecendo diálogos com múltiplas possibilidades de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação. Assim, espera-se melhor compreender as complexidades dos saberes e fazeres das múltiplas esferas educacionais e sociais.

 

1 Modalidades de Trabalhos

Serão aceitas submissões de trabalhos nas modalidades Resumo Simples e Resumo Expandido, todos sob a licença Creative Commons CC BY-NC.

 

1.1 Resumos Simples

A seção Resumo Simples receberá propostas apenas dos discentes regularmente matriculados no IFF Campus Santo Antônio de Pádua, orientados por servidores da unidade de ensino.

A) Essa seção está reservada exclusivamente para:

• os trabalhos que serão apresentados na Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia que ocorrerá durante o SACAIFF; e

• os Projetos de Pesquisa, Extensão e Cultura que são desenvolvidos no campus; e 

• os trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos alunos concluintes regularmente matriculados no campus.

B) Os participantes dos projetos de pesquisa, extensão e cultura realizados no IFF Campus Santo Antônio de Pádua devem submeter propostas de trabalho que relatem as experiências em desenvolvimento em seus projetos e os resultados parciais porventura já obtidos, conforme disposto na Resolução nº 27/2020-CONSUP/IFF e nos respectivos termos de compromisso de bolsistas e voluntários.

C) Caso o trabalho possua mais de um autor, um deles deverá ser indicado como autor principal, responsável por realizar a submissão do trabalho e por conduzir as atividades de elaboração.

D) Caso o trabalho seja referente à Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia, deverá ser orientado por um professor do curso ao qual os alunos estão vinculados.

E) Caso o trabalho seja referente a um Projeto, deverá ser orientado pelo servidor coordenador do projeto ou, havendo, na impossibilidade do coordenador, pelo sub-coordenador do projeto.

F) Caso o trabalho seja referente a um TCC, deverá ser validado pelo mesmo servidor docente que orienta o aluno.

G) A indicação do orientador como coautor do trabalho deve corresponder a sua real participação na autoria, reprovando-se a indicação por mera formalidade.

H) O parecer favorável do professor pela publicação do trabalho servirá de avaliação dos trabalhos dessa seção.

I) Excetuando-se os trabalhos da Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia, os demais trabalhos inscritos na seção de Resumos Simples deverão ser apresentados no evento, na modalidade pôster (banner). O não cumprimento dessa exigência implica na automática desclassificação do trabalho quanto à publicação do resumo nos anais do evento.

 

1.2 Resumos Expandidos

A seção Resumo Expandido receberá trabalhos de autores vinculados a quaisquer instituições de ensino, inclusive o IFF, e serão avaliados por pares na modalidade duplo-cego.

A) A Comissão Organizadora poderá convidar proponentes de trabalhos aprovados na modalidade Resumo Expandido, conforme alinhamento ao tema do evento e/ou aos eixos tecnológicos dos cursos ofertados no IFF Campus Santo Antônio de Pádua e no Centro de Referência de Cordeiro, e disponibilidade de horário no planejamento das atividades, a apresentar presencialmente o trabalho como comunicação oral.

B) A submissão do trabalho não obriga a aceitação de eventual convite para apresentação presencial.

 

1.3 Considerações Gerais

Cada trabalho poderá ter até:

• 10 (dez) autores, para trabalhos que serão apresentados na Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia; ou

• 6 (seis) autores, para trabalhos referentes aos Projetos de Pesquisa, Extensão e Cultura que são desenvolvidos no campus; ou

• 4 (quatro) autores, para trabalhos da seção Resumo Expandido.

É responsabilidade do autor principal a submissão do trabalho.

Os trabalhos aprovados, de ambas as seções, serão publicados no Portal de Anais do IFF, na página do Evento.

Os trabalhos deverão estar vinculados a uma área temática, cuja relação está disponível no Anexo I.

A) O processo de determinação das áreas disponíveis baseou-se na relação dos eixos tecnológicos dos cursos técnicos, nas áreas temáticas da extensão e na área Ciências Humanas e na disponibilidade e interesse de avaliadores pertencentes ao quadro de servidores do IFF com formação mínima em nível de mestrado.

B) As áreas com menos de dois avaliadores disponíveis e interessados não entram na relação final constante no Anexo I.

As normas para elaboração dos trabalhos encontram-se no Anexo II e estarão disponíveis na página do evento (http://eventos.iff.edu.br/sacaiff2023).

 

2 Submissões

Autores e coautores devem se inscrever no evento como os demais participantes. Para tanto, vide a seção Inscrições, neste site.

As submissões de trabalhos deverão ser realizadas no período previsto no cronograma do edital, exclusivamente na página do SACAIFF no Portal de Anais de Eventos do IFF.

Recomenda-se a leitura atenta do edital e seus anexos, incluindo o Tutorial de Submissão de Trabalhos (Anexo III).

A Comissão Organizadora do SACAIFF 2023 não se responsabilizará por submissões não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamento do sistema eletrônico.

Cada trabalho deve ser submetido uma única vez.

Ao submeter qualquer trabalho, os autores aceitam automaticamente atribuir-lhe a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC), segundo a qual é permitido o compartilhamento e a adaptação do trabalho por terceiros, independentemente de autorização especial dos autores, desde que seja atribuída a autoria original e o seu uso não se destine a fins comerciais.

Não serão aceitos resumos fora das normas estabelecidas no Anexo II do edital.

A Comissão Organizadora do SACAIFF 2023 será responsável pelo encaminhamento dos trabalhos para a avaliação, conforme a área temática do trabalho e a área para a qual cada avaliador se disponibilizou.

O resultado da avaliação das submissões será divulgado na página da Chamada no Portal de Seleções do IFF na data prevista no cronograma do Edital.

 

3 Anexos, Tutoriais e Templates (modelos)

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Convidados

Nesta seção é possível conhecer um pouquinho daqueles que estarão conosco ministrando palestras e minicursos, conduzindo oficinas, orientando atividades, integrando ou mediando discussões em mesas-redondas, contribuindo na construção e realização do SACAIFF 2023.

Carlim Silva Paravidino

Bacharel e licenciado em Filosofia (Centro Universitário Claretiano), licenciado em Artes Visuais (Faculdade de Filosofia de Campos), especialista em Metodologia do Ensino de Artes (Centro universitário Barão de Mauá) e mestre em Cognição e Linguagem (UENF). É professor de Artes no IFF Pádua.

Elton John da Silva Santiago

Bacharel e Licenciado em História (UFF) e Mestre em Antropologia (UFF). É Coordenador do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e membro da Equipe Pedagógica do IFF Pádua.

Fábio da Silva Eiras

Bacharel em Administração (FASAP) e mestre em Administração (Universidade Estácio de Sá). É professor do eixo Gestão e Negócios e coordenador de curso do Bacharelado em Administração no IFF Pádua.

Genival Teixeira Vasconcelos Filho

Licenciado em Língua Francesa e Língua Portuguesa (USP), em Língua Espanhola (UFRN) e em Língua Inglesa (UNICESUMAR), especialista em Literatura Brasileira (UNILINS) e em Docência do Ensino Profissional e Tecnológico (IFSP) e mestre em Letras pela USP. É professor de Língua Portuguesa e Espanhol no IFF Pádua e desenvolve pesquisa em nível de doutorado junto ao Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo, no Programa Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA), Linha de Pesquisa em Tradução e Poética, sob orientação do Prof. Dr. Álvaro Silveira Faleiros.

Georgia Maria Mangueira de Almeida

Bacharela em Administração (ISE-CENSA), especialista em Gestão do Turismo e Hotelaria (Universidade Anhembi Morumbi), especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IF Sudeste MG) e mestra em Engenharia de Produção (UENF). É professora do eixo Gestão e Negócios e Diretora de Ensino e Políticas Estudantis no IFF Pádua.

Henrique Rego Monteiro da Hora

Mestre (UENF) e Doutor (UFF) em Engenharia de Produção, é professor do IFF e atua no Mestrado Profissional em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão. Lidera a única Incubadora de Empresas de base tecnológica da região norte fluminense (TEC Incubadora), tendo conduzido a certificação CERNE II, o programa de incubação Cruzada ANPROTEC South África, o programa de incubação cruzada da rede federal, credenciamento como polo do Programa StartupRio, entre outros. Atua com abordagem interdisciplinar entre Pesquisa Operacional, Estatística e Probabilidade e Ciência de Dados (Data Analytics) na solução de problema complexos, e retorna à sociedade o investimento em pesquisa por meio do empreendedorismo.

Jefferson Manhães de Azevedo

Bacharel em Engenharia Elétrica com Habilitação Sistemas e Computação (UERJ), Mestre em Informática (UFRJ) e Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE/UFRJ). Em dezembro de 2016 assumiu a coordenação do Centro UNEVOC/UNESCO do CONIF. Em 2020 torna-se membro do Conselho Dirigente da World Federation of Colleges and Polytechnics (WFCB), do qual ocupa a função de vice-presidente para as Américas desde 2022. É professor do IFF, onde exerce a função de Reitor desde 2016.

José Fernando Rodrigues de Souza

Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia de Campos, Mestre e Doutor em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução (SBI/IUPERJ). É professor de História no IFF Pádua.

Landerson Gomes dos Santos

Analista de Sistemas, MVP da Embarcadero Technologies, Diretor Nacional do Programa Acadêmico da Embarcadero, Fundador e Mantenedor do site Universidade Delphi.

Marcelo Pimentel Teixeira

Mestrando em Ensino e suas Tecnologias (MPET-IFF Campus Campos Centro), Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia, Especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção), Licenciado em Filosofia e Técnico em Informática. Ocupa a função de Diretor de Pesquisa, Extensão e Cultura do IFF Pádua.

Marcia Regina de Souza

Graduada em Ciências Biológicas - Bacharelado em Zoologia (UFRJ), licenciada em Ciências Biológicas (UFRJ), mestra em Ciências Biológicas-Zoologia (UFRJ/MN) e doutora em Biologia Animal (UFRRJ). É professora de Biologia no IFF Pádua.

Oberdan Miguel Rodrigues de Souza

Bacharel em Matemática Pura e Licenciado em Matemática (UFRRJ), mestre em Engenharia Mecânica (Instituto Militar de Engenharia) e doutor em Engenharia Mecânica (PUC-RJ), possui experiência na área de Mecânica, com ênfase em Métodos Numéricos aplicados à Mecânica dos Fluidos e em Motores de Combustão Interna. É professor de matemática no IFF Pádua.

Rafael Picanço Oliveira

Bacharel e mestre em Engenheria Civil (UENF). É professor do eixo Infraestrutura no IFF Pádua.

Simone Augusto Silva

Licenciada e Bacharela em Química, e mestra em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa. É professora de Química no IFF Pádua.

Vagner Leite Rangel

Graduado em Letras, especialista em Estudos Literários, Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada e Doutor em Literatura Brasileira pela UERJ. É professor de Língua Portuguesa no IFF Pádua.

 

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