Sobre o Evento

O Congresso de Divulgação Científica, Cultural e Tecnológica do IFF Pádua (SACAIFF) é um evento de periodicidade anual, organizado pelo Campus Santo Antônio de Pádua, do Instituto Federal Fluminense. É fruto do caminho trilhado de 2017 a 2021 pela Semana de Divulgação Científica e Cultural do campus, da qual herda a sigla. Pretende dar visibilidade às ações e aos agentes que contribuem para a produção e difusão do conhecimento na região Noroeste Fluminense, bem como refletir sobre a importância da Ciência, Cultura e Tecnologia no desenvolvimento local a partir de uma perspectiva ampliada de desenvolvimento que leve em conta a transformação social e o bem-estar dos cidadãos. Conta com a participação de alunos e trabalhadores da educação básica e superior, egressos, artistas, grupos culturais e representantes dos diversos setores da comunidade.

A edição 2024 do SACAIFF, a 3ª como Congresso, será realizada nos dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2024 e terá como tema Educação Tecnológica e a Inteligência Artificial. Os anais do SACAIFF são publicados sob o ISSN 2965-6508.

Acesse as informações detalhadas da edição:

Sobre o Evento Inscrição Submissão de Trabalhos Apoiadores
Programação Anais do Congresso Convidados Organização

 



Programação

 

Ir para o topo »



Inscrição

CADASTRO NO PORTAL

Para inscrever-se no evento, é necessário ter uma conta cadastrada no Portal de Eventos do IFF.

Atenção! A conta é gratuita, pessoal e intransferível e ela é única para todos os eventos cadastrados no Portal.

Atenção! É muito importante que seu nome esteja correto, completo (sem omitir qualquer nome ou sobrenome) e sem abreviaturas. Pois os certificados serão emitidos exatamente conforme informado no ato da inscrição no Portal de Eventos.

Atenção! É muito importante que seu e-mail esteja correto. Pois os certificados serão encaminhados para o e-mail informado no ato da inscrição no Portal de Eventos. Também serão encaminhados para o e-mail cadastrado os dados para acesso à(s) atividade(s) na(s) qual(is) se inscrever.

a) Para criar uma conta (caso não tenha), clique aqui.

b) Para fazer login na sua conta, clique aqui.

c) Para editar seus dados, faça login na sua conta e clique sobre o seu nome na parte superior direita do Portal de Eventos do IFF. Não se esqueça de clicar em Salvar.

Atenção! Como o Portal de Eventos abriga todos os eventos do IFF, independentemente da unidade (campus) que organize o evento, e o cadastro é unificado para todo o portal; a organização local do evento não consegue resolver os problemas relacionados ao cadastro. No campus, só conseguimos resolver as questões relacionadas ao evento. Por exemplo, se o(a) participante cadastra um e-mail incorreto e não consegue confirmar a conta (passo necessário para prosseguir na inscrição), é necessário solicitar ao setor de Tecnologia da Informação (TI) da Reitoria que corrija os dados (e esse processo nem sempre é rápido).

 

2 INSCRIÇÃO NO EVENTO

Depois de efetuado o login na sua conta no Portal de Eventos do IFF, faça a sua inscrição no evento.

a) Para inscrever-se no evento, clique no botão Realizar Inscrição no final desta seção ou aqui.

 

3 INSCRIÇÃO NA(S) ATIVIDADE(S) DO EVENTO

Depois de realizar a inscrição no evento, inscreva-se na(s) atividade(s) de seu interesse.

Atenção! O sistema não permitirá que você se inscreva em atividades simultâneas.

Atenção! Apenas os devidamente inscritos na(s) atividade(s), após credenciamento (comprovação de participação na atividade), receberão certificado.

Atenção! As vagas para algumas atividades são limitadas. Não se inscreva se não tiver real intenção de participar.

Atenção! As atividades que serão realizadas na modalidade presencial com transmissão para participação remota terão duas listas de inscrição. Isso se faz necessário para que as participações remotas sejam certificadas sem que se perca o controle do limite da capacidade de ocupação presencial dos nossos espaços. Fique atento para se inscrever na atividade e modalidade que desejar.

a) Para se inscrever em uma atividade, vá ao quadro da seção Programação e clique em + Participar na frente da atividade de seu interesse.

 

4 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

  • Algumas atividades serão transmitidas pelo canal oficial do IFF no YouTube (IFF Tube).
    Aproveite! Inscreva-se gratuitamente no canal e ative as notificações (clicando no sininho) para acompanhar as atividades que serão transmitidas pela plataforma.
  • Algumas atividades não serão certificadas, mas contribuem igualmente para os objetivos e a grandeza do evento. Para elas, não se requer sequer inscrição (exceto para o controle do uso de espaço). Compartilhe e participe!

 

Ir para o topo »



Realizar inscrição


Anais

Os anais do Congresso de Divulgação Científica, Cultural e Tecnológica do IFF Pádua (SACAIFF) estão disponíveis no Portal de Anais de Eventos do IFF, a partir da edição de 2022.

A consolidação do evento como congresso e a publicação sistemática dos trabalhos permitiu a atribuição do ISSN 2965-6508 a todas as edições do evento.

Visite a página do evento no portal de anais de eventos: https://anais.eventos.iff.edu.br/index.php/sacaiff/index.

Ir para o topo »



Submissão de Trabalhos

O SACAIFF 2024 tem por objetivo criar um espaço de divulgação e troca acadêmico-científica entre estudantes, professores, profissionais e pesquisadores que desenvolvam pesquisas em áreas comuns, estabelecendo diálogos com múltiplas possibilidades de ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação. Assim, espera-se melhor compreender as complexidades dos saberes e fazeres das múltiplas esferas educacionais e sociais.

 

1 Modalidades de Trabalhos

Serão aceitas submissões de trabalhos nas modalidades Resumo Simples, Resumo Expandido e Artigo, todos sob a licença Creative Commons CC BY-NC.

 

1.1 Resumos Simples

A seção Resumo Simples receberá propostas apenas dos discentes regularmente matriculados no IFF Campus Santo Antônio de Pádua, orientados por servidores da unidade de ensino.

A) Essa seção está reservada exclusivamente para:

• os trabalhos que serão apresentados na Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia que ocorrerá durante o SACAIFF; e

• os Projetos de Pesquisa, Extensão e Cultura que são desenvolvidos no campus; e 

• os trabalhos de conclusão de curso (TCC) dos alunos concluintes regularmente matriculados no campus.

B) Os participantes dos projetos de pesquisa, extensão e cultura realizados no IFF Campus Santo Antônio de Pádua devem submeter propostas de trabalho que relatem as experiências em desenvolvimento em seus projetos e os resultados parciais porventura já obtidos, conforme disposto na Resolução nº 27/2020-CONSUP/IFF e nos respectivos termos de compromisso de bolsistas e voluntários.

C) Caso o trabalho possua mais de um autor, um deles deverá ser indicado como autor principal, responsável por realizar a submissão do trabalho e por conduzir as atividades de elaboração.

D) Caso o trabalho seja referente à Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia, deverá ser orientado por um professor do curso ao qual os alunos estão vinculados.

E) Caso o trabalho seja referente a um Projeto, deverá ser orientado pelo servidor coordenador do projeto ou, havendo, na impossibilidade do coordenador, pelo sub-coordenador do projeto.

F) Caso o trabalho seja referente a um TCC, deverá ser validado pelo mesmo servidor docente que orienta o aluno.

G) A indicação do orientador como coautor do trabalho deve corresponder a sua real participação na autoria, reprovando-se a indicação por mera formalidade.

H) O parecer favorável do professor pela publicação do trabalho servirá de avaliação dos trabalhos dessa seção.

I) Excetuando-se os trabalhos da Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia, os demais trabalhos inscritos na seção de Resumos Simples deverão ser apresentados no evento, na modalidade comunicação oral. O não cumprimento dessa exigência implica na automática desclassificação do trabalho quanto à publicação do resumo nos anais do evento.

 

1.2 Resumos Expandidos e Artigos

As seções Resumos Expandidos e Artigos receberão trabalhos de autores vinculados a quaisquer instituições de ensino, inclusive o IFF, e serão avaliados por pares na modalidade duplo-cego.

A) A Comissão Organizadora poderá convidar proponentes de trabalhos aprovados nas modalidades Resumo Expandido e Artigo, conforme alinhamento ao tema do evento e/ou aos eixos tecnológicos dos cursos ofertados no IFF Campus Santo Antônio de Pádua e no Centro de Referência de Cordeiro, e disponibilidade de horário no planejamento das atividades, a apresentar o trabalho como comunicação oral.

B) A submissão do trabalho não obriga a aceitação de eventual convite para a apresentação.

 

1.3 Considerações Gerais

Cada trabalho poderá ter até:

• 10 (dez) autores, para trabalhos que serão apresentados na Mostra de Ciência, Cultura e Tecnologia; ou

• 6 (seis) autores, para trabalhos referentes aos Projetos de Pesquisa, Extensão e Cultura que são desenvolvidos no campus; ou

• 4 (quatro) autores, para trabalhos da seção Resumo Expandido ou Artigo.

É responsabilidade do autor principal a submissão do trabalho.

Os trabalhos aprovados, de todas as seções, serão publicados no Portal de Anais do IFF, na página do Evento.

Os trabalhos deverão estar vinculados a uma área temática, cuja relação está disponível no Anexo I.

A) O processo de determinação das áreas disponíveis baseou-se na relação dos eixos tecnológicos dos cursos técnicos, nas áreas temáticas da extensão e na área Ciências Humanas e na disponibilidade e interesse de avaliadores pertencentes ao quadro de servidores do IFF com formação mínima em nível de mestrado.

B) As áreas com menos de dois avaliadores disponíveis e interessados não entram na relação final constante no Anexo I.

As normas para elaboração dos trabalhos encontram-se no Anexo II e estarão disponíveis na página do evento (http://eventos.iff.edu.br/sacaiff2024).

 

2 Submissões

Autores e coautores devem se inscrever no evento como os demais participantes. Para tanto, vide a seção Inscrições, neste site.

As submissões de trabalhos deverão ser realizadas no período previsto no cronograma do edital, exclusivamente na página do SACAIFF no Portal de Anais de Eventos do IFF.

Recomenda-se a leitura atenta do edital e seus anexos, incluindo o Tutorial de Submissão de Trabalhos (Anexo III).

A Comissão Organizadora do SACAIFF 2024 não se responsabilizará por submissões não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamento do sistema eletrônico.

Cada trabalho deve ser submetido uma única vez.

Ao submeter qualquer trabalho, os autores aceitam automaticamente atribuir-lhe a licença Creative Commons Atribuição - Não Comercial (CC BY-NC), segundo a qual é permitido o compartilhamento e a adaptação do trabalho por terceiros, independentemente de autorização especial dos autores, desde que seja atribuída a autoria original e o seu uso não se destine a fins comerciais.

Não serão aceitos trabalhos fora das normas estabelecidas no Anexo II do edital.

A Comissão Organizadora do SACAIFF 2024 será responsável pelo encaminhamento dos trabalhos para a avaliação, conforme a área temática do trabalho e a área para a qual cada avaliador se disponibilizou.

O resultado da avaliação das submissões será divulgado na página da Chamada no Portal de Seleções do IFF na data prevista no cronograma do Edital.

 

3 Anexos, Tutoriais e Templates (modelos)

  • Anexo I - Áreas disponíveis para submissão de trabalho.
  • Anexo II - Diretrizes para autores.
  • Anexo III - Tutorial de Submissão de Trabalhos para o SACAIFF via Portal de Anais de Eventos do IFF.
  • Anexo IV - Template (Modelo) de Resumos Simples.
  • Anexo V - Template (Modelo) para Resumos Expandidos e Artigos (versão para enviar para avaliação).
  • Anexo VI - Template (Modelo) para Resumos Expandidos e Artigos (versão final, após aprovação do trabalho).
  • Anexo VII - Modelo de pôster (banner)

Ir para o topo »



Convidados

Nesta seção será possível conhecer um pouquinho daqueles que estarão conosco ministrando palestras e minicursos, conduzindo oficinas, orientando atividades, integrando ou mediando discussões em mesas-redondas, contribuindo na construção e realização do SACAIFF 2024.

 

Ir para o topo »



Apoiadores

 

Ir para o topo »



Organização

 

Ir para o topo »



Entrar em contato














Cancelar