Sobre o Evento

Sejam muito bem vindos(as)!!!
O curso de extensão Tecendo Relações: saberes e estratégias de promoção de saúde mental no âmbito escolar, objetiva contribuir para a formação de docente no que diz respeito a conhecimentos e estratégias de promoção de saúde mental no âmbito escolar, cooperando com a capacidade destes somarem para a construção de uma política de educação que engendre relações pedagógicas saudáveis, que se estruture na contramão de tendências individualizantes e adoecedoras, as quais se fazem presentes na sociedade contemporânea.
As 50 vagas disponibilizadas são direcionadas a professores do Instituto Federal Fluminense e/ou da rede pública de educação brasileira, lecionando para educação básica de nível médio e/ou fundamental II.
Mas além das atividades especificas com os cursistas matriculados, teremos as aulas abertas que serão transmitidas pelo canal do Youtube do IFFluminense Campus Macaé, para ampla participação.
Mais informações, programação completa, instruções de inscrição, edital e contato aqui abaixo nesta página!
 
 



Inscrições

 


CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO ABERTA A TODOS/AS ABAIXO!

TEREMOS AULAS TRANSMITIDAS PELO CANAL DO YOUTUBE DO IFF MACAÉ.

PARA ESSAS, VOCÊ PODE SE INSCREVER AQUI PRIMEIRAMENTE EM "REALIZAR INSCRIÇÃO", PREENCHA O FORMULÁRIO E DEPOIS PRECISA CLICAR EM CADA AULA QUE TENHA INTERESSE NA SEÇÃO ABAIXO, CLICANDO EM "PARTICIPAR". ASSIM RECEBERÁ CONFIRMAÇÃO POR E-MAIL E DEPOIS SERÁ POSSÍVEL CERTIFICADO POR AULA.

 

(As inscrições para as vagas específicas do curso ocorreram de 19/07 a 08/08/21.)



Realizar inscrição


Programação Geral do Curso

PÚBLICO QUE IRÁ PARTICIPAR DAS AULAS ABERTAS, TRANSMITIDAS PELO YOUTUBE, INSCREVA-SE PARA CADA AULA ABAIXO, PARA QUE POSSA TER CERTIFICADO POR AULA:





Descrição da Programação Geral

31/08/21 - 18:30 às 20:30 - Mesa de abertura: saudações e apresentação da dinâmica do curso.

08/09/21 - 18:30 às 20:30 - Aula 1 - Módulo 1 - Sociabilidade e adoecimento contemporâneos de adolescentes e jovens: desafios para a promoção da vida. (ABERTO A TODOS – TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE)

Convidada: Monique Rangel do Carmo Gouveia (Assistente Social, Centro de Referência do Adolescente de Macaé) e Paula Martins Sirelli (Professora do curso de Serviço Social da UFF Rio das Ostras)

Nesta oportunidade, a proposta é abordarmos sobre a construção sócio histórica de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos e de desejos. A sociabilidade contemporânea e os impactos na promoção de adoecimentos no público adolescente/jovem. Potencialidades de adolescentes e jovens, como sujeitos políticos, na promoção da vida.

14/09/21 - 18:30 às 20:30 - Rodas de conversa simultâneas sobre o tema da aula 1.

(JUNTO AOS CURSISTAS MATRICULADOS – SALA DE ENCONTRO ONLINE)

22/09/21 - 18:30 às 20:30 - Aula 2 - Módulo 1 - Redução de danos: práticas para vida (ABERTO A TODOS – TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE)

Convidada: Maria Luiza Vaccari Quaresma (Assistente Social - Coordenação Geral de Políticas sobre Drogas de Macaé)

Contribuições para o debate sobre redução de danos, promoção de saúde e defesa de construção de relações que promovam vida. Neste sentido, refletiremos criticamente sobre a tendência de culpabilização dos sujeitos em sofrimento e trabalhando contextos e múltiplos determinantes, a fim de evitar que sejam responsabilizados individualmente pela sua saúde.

29/09/21 - 18:30 às 20:30 - Rodas de conversa simultâneas sobre o tema da aula 2.

(JUNTO AOS CURSISTAS MATRICULADOS – SALA DE ENCONTRO ONLINE)

05/10/21 - 18:30 às 20:30 - Aula 3 - Módulo 2 - Medicalização da vida e da educação (ABERTO A TODOS – TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE)

Convidadas: Maria Carolina Gomes Barbalho e Emanuela Nunes Sodré (Psicólogas do Instituto Federal Fluminense)

Refletiremos sobre a medicalização das questões relacionadas ao bem-estar (ou a falta dele) de sujeitos individuais e coletivos na sociedade vigente. Os dispositivos ideológicos e práticos que operam no sentido da culpabilização dos indivíduos pelo seu sofrimento psíquico e que incide de maneira ainda mais agressiva nos corpos e subjetividades explorados/marginalizados. Questões sobre a vivência escolar de jovens, a reprodução da sobreposição dos diagnósticos às práticas pedagógicas, e as contribuições de reflexões que levam a invenções para as práticas educativas humanizantes.

13/10/21 - 18:30 às 20:30 - Rodas de conversa simultâneas sobre o tema da aula 3.

(JUNTO AOS CURSISTAS MATRICULADOS – SALA DE ENCONTRO ONLINE)

19/10/21 - 18:30 às 20:30 - Aula aberta 4 - Módulo 2 - QUESTÃO EMERGENCIAL: Por que, como e quem deve falar de gênero, raça e classe nas escolas? (ABERTO A TODOS – TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE)

Convidados/as: Olívia de Melo Fonseca, Camila Barros França, Alice de Araújo Nascimento Pereira, Eloisa Garcia Malaquias, Ana Carolina de Oliveira Matheus, Diogo Buy Couto Aguiar. (Professoras e estudantes do IFF Campus Macaé)

Refletiremos sobre o duplo sentido da palavra emergência no tema proposto: caráter negativo, de urgência; e positivo, de vir à tona, de eclosão potente. A educação que pauta as questões de gênero/raça/classe, que precisa ser olhada com emergência/urgência. Os exemplos positivos, de uma educação antissexista, antirracista e anti-classista que vem à tona/emerge no contemporâneo, inclusive detalhando trabalhos que já desempenhamos no IFF.

26/10/21 - 18:30 às 20:30 - Rodas de conversa simultâneas sobre o tema da aula 4.

(JUNTO AOS CURSISTAS MATRICULADOS – SALA DE ENCONTRO ONLINE)

03/11/21 - 18:30 às 20:30 - Aula aberta 5 - Módulo 3 - As relações escolares na produção e reprodução da saúde mental: conhecendo os indicadores de práticas suicidas. (ABERTO A TODOS – TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE)

Convidado: Carlos Henrique de Aragão Neto (Psicólogo e Psicoterapeuta, referência brasileira ligado às mais respeitadas instituições nacionais e internacionais que trabalham com prevenção e posvenção do suicídio)

Abordaremos sobre saúde mental na escola, como elemento transversal que perpassa todos os atores escolares. Os fatores de adoecimento mental na escola e reflexões sobre estratégias de promoção de saúde mental no ambiente escolar.

09/11/21 - 18:30 às 20:30 - Rodas de conversa simultâneas sobre o tema da aula 5.

(JUNTO AOS CURSISTAS MATRICULADOS – SALA DE ENCONTRO ONLINE)

16/11/21 - 18:30 às 20:30 - Aula 6 - Módulo 3 - O papel da escola na promoção da saúde mental: perspectivas históricas, limites e possibilidades (ABERTO A TODOS – TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE)

Convidadas: Amanda Moreira da Silva (Professora CAp/UERJ e Faculdade de Educação UERJ), Rafaela Dumas Reis e Sandra Cristina Botelho Dias (Pedagogas do IFF)

Reflexão da equipe pedagógica sobre questões essenciais na relação entre o trabalho pedagógico e a promoção da saúde mental para a juventude. Crítica histórica do papel da escola e sua inserção na sociedade capitalista, limites estruturais, condições materiais das escolas, saúde mental.

23/11/21 - 18:30 às 20:30 - Rodas de conversa simultâneas sobre o tema da aula 6.

(JUNTO AOS CURSISTAS MATRICULADOS – SALA DE ENCONTRO ONLINE)

Roda 1: Arte, expressão e saúde mental

Roda 2: Metodologias ativas de ensino e afetividade no processo ensino-aprendizagem.

30/11/21 - 18:30 às 20:30 - Aula 7 - Módulo 3 - Experiências exitosas e a voz do estudante: o que precisamos saber e como podemos aprender? (ABERTO A TODOS – TRANSMISSÃO PELO YOUTUBE)

Convidados/as: Alberto Carlos Paula de Souza (Programador Visual e Coordenador do Projeto Fanzinoteca do IFF Macaé), Jonas Defante Terra (Coordenação de Políticas Culturais e de Diversidade/PROEX/IFF) e estudantes convidados (IFF)

Oficina de Biograficzine que se propõe a subsidiar, com conteúdo teórico e prático, a produção de fanzines (revista artesanais) autobiográficas, apresentando suas possibilidades como mídia facilitadora de autoralidade e expressividade.

07/12/21 - 18:30 às 20:30 - Rodas de conversa simultânea sobre a aula 7 e avaliação final do curso.

(JUNTO AOS CURSISTAS MATRICULADOS – SALA DE ENCONTRO ONLINE)



Cronograma do Edital

ATIVIDADE

PERÍODO

LOCAL

Realização de inscrição

19 de julho a 08 de agosto de 2021

https://eventos.iff.edu.br/tecendorelacoes

Divulgação da listagem de inscritos habilitados ao sorteio

10 de agosto de 2021

Portal de Seleções do IFFluminense.

Realização do sorteio público

11 de agosto de 2021

Canal Oficial do IFFluminense Campus Macaé no Youtube
às 14h

Divulgação da Lista Oficial do Sorteio

11 de agosto de 2021

Portal de Seleções do IFFluminense, às 18h.

Divulgação do resultado final: lista dos candidatos matriculados no curso

18 de agosto de 2021

Portal de Seleções do IFFluminense.

Prazo para manifestação de desistência prévia de contemplados

22 de agosto de 2021

Envio de e-mail para:

tecendorelacoes.macae@iff.edu.br

Ambientação na plataforma do curso

A partir do dia 23 de agosto

Plataforma Virtual de Aprendizagem Moodle do IFFluminense, link e login serão enviados por e-mail do cursista

Início do curso

31 de agosto de 2021

Os cursistas contemplados dentro das vagas terão acesso à plataforma virtual de aprendizagem do curso, com todo programa e materiais.

 

A abertura e transmissões abertas ao público geral serão transmitidos pelo canal do youtube do IFF Macaé, conforme programação da página do curso (https://eventos.iff.edu.br/tecendorelacoes)



Organização

Organizado por Comissão do Evento Tecendo Relações

O curso compõe a proposta do projeto de extensão “A importância da inteligência emocional na promoção da saúde mental no âmbito escolar: uma capacitação docente como estratégia de prevenção e promoção de aprendizado saudável''. 

Jéssica Oliveira Monteiro - Coordenadora do projeto de extensão 

Débora Spotorno - Co-coordenadora do projeto de extensão

Jamille Muniz - bolsista do projeto de extensão 

Talia Ferreira - colaboradora voluntária do projeto de extensão

Leonardo Andrade - colaborador voluntário do projeto de extensão

Além dessa equipe, o curso é construído por muitas outras mãos fundamentais! Professores/as, Pedagogas, Psicólogos/as, equipe da Comunicação do campus, outros parceiros internenos (extensão da reitoria, do campus, coordenação de educação a distância do campus, registro acadêmico do campus) e parceiros externos (palestrantes convidaos, secretaria de educação de Macaé, Centro de Referência do Adolescente e Coordenação Geral de Políticas sobre Dogras de Macaé). 

Nosso e-mail de contato: tecendorelacoes.macae@iff.edu.br

 



Entrar em contato














Cancelar