Sobre o Evento

A XII Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e IV UFRRJ, que este ano será inspirada no tema: “Rendas e trabalho: perspectivas e desafios”, é um evento científico organizado por Instituições de Ensino Superior parceiras para o público acadêmico e a sociedade, promovendo “canais de comunicação” entre a comunidade científica e não científica, com o intuito de adotar estratégias que busquem soluções para os problemas regionais e, consequentemente, reduzam as desigualdades sociais. Durante a Mostra de Extensão serão realizadas atividades acadêmicas, apresentação de trabalhos de extensão, palestras, mesas redondas, atividades artístico-cultural transmitidos pelo canal do Youtube da UENF.



Datas Importantes

Atividades Período Local
Inscrições no evento 14 de setembro a 10 de outubro de 2020  https://eventos.iff.edu.br/xiimostradeextensao
Submissão de resumo pelos coordenadores dos projetos 21 de setembro a 05 de outubro de 2020 https://eventos.iff.edu.br/xiimostradeextensao
Envio dos CARDs com as apresentações dos projetos 28 de setembro a 12 de outubro de 2020 Formulário específico para submissão dos vídeos (clique aqui)

 



Programação





Submissão dos Trabalhos

Considerando o caráter de excepcionalidade em que vivemos, decorrente a pandemia do Covid-19. A Comissão Organizadora orienta e instrui as submissões de resumos e trabalhos para o novo formato do evento.

 

1. NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS

1.1. A submissão do resumo deverá ser realizada exclusivamente pelo coordenador do projeto após a inscrição do estudante e do coordenador.  O resumo será único em relação a cada projeto cadastrado na instituição de origem e deverá constar os nomes de todos os participantes.

1.2. Como preparar o Resumo?   (Modelo de resumo 2020 DOCX) (Modelo de resumo 2020 ODT)

1.2.1. A formatação da página deverá ser A4 com todas as margens 2,0 cm. A formatação do texto encontra-se no Modelo de Resumo.

1.2.2. Ao submeter o resumo, o coordenador escolherá a área temática, conforme RENEX (Rede Nacional de Extensão - https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/apresentacao/areas-tematicas), e um dos seguintes tipos de apresentação: 1) Comunicação Visual e 2) Ciranda Cultural.

1.2.3. Os resumos submetidos fora do padrão ou fora do prazo não serão aceitos.

1.2.4. Antes de submeter o resumo, revise-o com atenção, pois, não será permitida a alteração do conteúdo dos resumos enviados.

1.2.5. A conferência e correção do conteúdo do resumo são de total responsabilidade dos autores do trabalho.

1.2.6. A data limite para o envio dos resumos é 05 de outubro de 2020 até às 23h59min.

 

2. TIPOS DE APRESENTAÇÃO:

2.1. Segue caracterização de cada tipo de apresentação conforme critério estabelecido:

2.1.1. Comunicação Visual: Nesta modalidade os trabalhos serão apresentados virtualmente, em formato de cards, transmitido pelo canal oficial da UENF no Youtube e postado no Instagram do evento (@mostraextensao). O coordenador do projeto deverá auxiliar na elaboração e enviar os cards, seguindo as instruções estabelecidas no item 3. ENVIO DOS CARDS, juntamente com os outros integrantes do projeto.

2.1.2. Ciranda Cultural: Nesta modalidade os trabalhos serão apresentados virtualmente, em formato de cards, transmitido pelo canal oficial da UENF no Youtube e postado no Instagram do evento (@mostraextensao). O coordenador do projeto deverá auxiliar na elaboração e enviar os cards, seguindo as instruções estabelecidas no item 3. ENVIO DOS CARDS, juntamente com os outros integrantes do projeto.

2.2. A Ciranda Cultural é um evento cujo objetivo é reunir participantes dos programas de diversidade das instituições, que são os Núcleos de Estudos sobre Gênero, Diversidade e Sexualidade (NUGEDIS), os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e os Centros de Memória dos campi, para que conheçam e compartilhem ações culturais e políticas institucionais desenvolvidas em seus projetos no âmbito da diversidade como um todo, visando à promoção de um diálogo intercampi.

2.2.1. Ressaltamos a necessidade do engajamento de TODOS os coordenadores de núcleos e de seus respectivos bolsistas em participar efetivamente da Ciranda, com vistas a promover a integração e interação entre os participantes, e a construir coletivamente saberes por meio do diálogo de suas experiências. Dessa forma, inviabiliza-se a substituição da participação nas comunicações orais em detrimento da Ciranda Cultural.

2.2.2. Com olhar voltado ao fortalecimento dos núcleos no sentido de conceber uma rede discursiva que dê suporte à emergência de uma política institucional consistente, necessária aos novos tempos que estão por vir, estendemos o convite aos núcleos de estudos afro-brasileiros e de gênero das universidades vinculadas à mostra – UFF, UENF e UFRRJ – a participar deste evento.


 
3. ENVIO DOS CARDS:

3.1. A submissão dos CARDS deve ser realizada entre os dias 28 de setembro e 12 de outubro de 2020;

3.2. As orientações para a elaboração dos cards são:

3.2.1. Os cards são posts interativos com informação apresentados quase sempre num formato quadrado ou retangular. Assim como cartões de crédito ou cartas de jogos, os cards da web contêm informações resumidas, relevantes e de rápida compreensão. O ponto forte desse formato é sua popularidade para quem usa redes sociais. São muito usados no Instagram e Facebook.

3.2.2. O formato dos cards deve obedecer ao tamanho 1080px X 1080px, que serve para Instagram e Facebook, os cartões devem trazer sempre a identidade visual do evento, conforme os MODELOS DE CARDS. Esta proposta pode substituir os pôsteres ou banners, geralmente apresentados em atividades acadêmicas presenciais, em que constam objetivos, justificativas e desenvolvimento do projeto. Sugerimos que o proponente use de 5 a 10 cards para desenvolver o conteúdo do projeto a ser divulgado., assim como deve estar atento a possíveis direitos autorais e de imagem com o conteúdo apresentado no material.

3.2.3. Tamanho máximo do arquivo do CARD: 100 MB.

3.2.4. Os CARDS devem ser salvos no formato PDF.

3.3. Os CARDS devem ser enviados pelo formulário: https://forms.gle/B7qUWn3EVA8QiUPr8

 

4. ORIENTAÇÕES E MODELOS DE CARDS:

4.1. Os Cards serão elaborados a partir dos modelos aqui disponíveis, nos formatos PowerPoint (*.potx) ou Impress (*.odp), utilizando a identidade visual da XII Mostra de Extensão.

4.2. Os dois arquivos são totalmente editáveis. Você poderá mudar a cor e o tamanho das fontes, as imagens, a disposição do texto e a diagramação das páginas. Tudo customizado de acordo com o seu projeto. O layout foi construído com apenas 5 páginas, mas você pode usar até 10 páginas no seu arquivo.

4.3. É bom ter em mente que esta apresentação será visualizada também em celulares, e para que seja legível, é necessário que tenha pouco texto e uma, ou no máximo duas imagens em cada página.

4.4. O coordenador que desenvolveu algum vídeo sobre o seu projeto de extensão pode inserir o link de acesso ao vídeo em um dos CARDs. Lembramos que o conteúdo do vídeo é de total responsabilidade dos autores do projeto.
 

 



Organização

Organizado por Comissão do Evento XII Mostra de Extensão IFF-UFF-UENF e IV UFRRJ



Entrar em contato














Cancelar